Como limpar e lubrificar corrente e relação de bicicleta

Como limpar e lubrificar corrente e relação de bicicleta

Quando chega a hora de fazer a limpeza da corrente da sua bike, a recomendação geral é procurar um mecânico de confiança para fazer o serviço, assim como para lubrificá-la em seguida. Porém, se o ciclista faz uso da sua bicicleta com frequência e tem habilidade para cuidar dela, dá para fazer processo por conta própria. A atividade pode ser um passatempo para os amantes da bike. Sem contar que, depois de aprender esse passo a passo, é possível garantir que a corrente estará sempre limpa, beneficiando toda a relação da bicicleta e aumentando a vida útil da sua companheira de duas rodas.

Relação é o conjunto formado por:

Engrenagens da coroa;

Engrenagens do pinhão, cassete ou catraca;

Corrente, que liga a coroa ao pinhão, cassete ou catraca.

Consultor técnico com 25 anos de experiência no mercado de bike, incluindo na área de mecânica, Alberto Gato explica como fazer a limpeza e a lubrificação da corrente da bicicleta. A orientação vale para todos os modelos de bike. O que vai mudar é a frequência com que a limpeza deve ser feita. Confira as dicas e o passo a passo para cuidar desse componente tão importante.

Do que você vai precisar:

Máquina conhecida como limpador de corrente de bike ou uma garrafa com tampa e água. Pode ser uma squeeze que você já não usa mais.

Desengraxante.

Pano limpo.

Pincel ou escova própria para a limpeza de cassetes, catracas e coroas.

Lubrificante mais indicado para o uso que faz da bike.

Luva (opcional).

Se possível, tenha um cavalete de manutenção, cujo investimento pode variar entre R$ 400 e R$ 1,5 mil. O item é essencial para quando for cuidar da bicicleta em casa, incluindo a limpeza e a lubrificação. A bike fica fixa na altura que você preferir, garantindo a sua segurança e conforto e evitando danos à bicicleta.

Passo a passo

Escolha uma das duas formas de limpar a corrente:

Garrafa com água e desengraxante. Para saber a quantidade, siga as orientações do fabricante do produto. Remova a corrente e coloque-a dentro da garrafa com essa solução. Agite de vez em quando até observar que a peça está completamente limpa. Feito isso, enxague a corrente e seque-a com um pano. Depois, deixe-a ao sol pelo tempo necessário para que toda água evapore e a peça esteja totalmente seca. Ao aplicar o óleo sobre a corrente úmida, na sequência, todo o processo de lubrificação será prejudicado, uma vez que o produto não aderirá.

Limpador de corrente. Adicione o desengraxante a essa máquina e fixe-a à corrente, que passará por dentro do equipamento. Gire o pedal até que a peça esteja completamente limpa. Esse processo pode levar um tempo, mas o resultado é efetivo.

Depois de limpar a corrente, cuide do cassete ou da catraca e das coroas. Para tanto, use um pincel ou uma escova própria para a limpeza desses componentes;

Quando todas as peças estiverem limpas e a corrente encaixada no cassete ou na catraca e nas coroas, realize a lubrificação. Ela deve ser feita como você sempre faz quando chega a hora de aplicar o óleo na corrente: use uma gota por elo e depois remova o excesso com um pano limpo. Não se esqueça de utilizar o produto indicado para a sua bike e tipo de uso. Mountain bikes, por exemplo, demandam o lubrificante úmido, mais indicado para aguentar chuvas, lama e terra, enquanto quem pedala em estrada pode usar o seco.

Lê matéria completa em GLOBO ESPORTE

Fonte: GLOBO ESPORTE

Post comments